23241234214

991 palavras 4 páginas
LISTA 4
Durante o resfriamento, a austenita se decompõe na reação eutetoide (727oC) em camadas alternadas ou lamelas de duas fases (ferrita e cementita), que se formam simultaneamente durante a transformação, numa microestrutura conhecida como perlita. Qual a relação do teor de carbono e da taxa de resfriamento para a formação da perlita?
R: A presença da perlita é característica de aços em qualquer quantidade de carbono desde que este seja submetido a um resfriamento lentou ou moderado.
Desenhe sobre um diagrama TTT os tratamentos térmicos: recozimento, têmpera, martêmpera, revenimento e austêmpera.
R: FOLHA
Um eixo de transmissão de potência foi projetado com um diâmetro de 50 mm, devendo apresentar dureza mínima no centro de 40 HRC, após revenido. A figura abaixo apresenta as curvas de temperabilidade de diferentes aços após um ensaio Jominy. De acordo com os resultados deste ensaio quais atende(m) adequadamente às exigências do projeto?
R: 4140 e 4340
Quais as características do cobre e de suas ligas em função da resistência à corrosão, processo de endurecimento e suas propriedades em comparação ao alumínio?
R: O cobre e suas ligas apresentam alta resistência a corrosão em uma variedade de ambientes como atmosfera, água do mar e alguns produtos químicos industriais. A maioria das ligas de cobre não podem ser endurecida ou ter a sua resistência aumentada por tratamento térmico, consequentemente, o trabalho a frio e/ou formação de ligas por solução sólida devem ser utilizados para melhorar essas propriedades mecânicas. O cobre oferece uma menor resistência a eletricidade quando comparado ao alumínio, porem, apresenta uma maior densidade o que faz com que seu peso seja maior.
Indique pelo menos uma característica dos metais não ferrosos abaixo:
Alumínio: baixa massa específica, baixa resistência mecânica, muito dúctil e por ser CFC apresenta baixo ponto de fusão 660°C.
Magnésio: Mais baixa massa especifica entre os metais estruturais, baixa

Relacionados