2321313

997 palavras 4 páginas
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA – UCB
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
SISTEMAS DE DRENAGEM URBANA

1. Definir sarjeta triangular.
Segundo o DNIT sarjetas são dispositivos de drenagem longitudinal construídos lateralmente as pistas de rolamento e as plataformas dos escalonamentos, destinados a interceptar os deflúvios, que escoando pelo talude ou terrenos marginais podem comprometer a estabilidade dos taludes, a integridade dos pavimentos e a segurança do trafego, e por razoes de segurança, geralmente tem forma triangular.
De forma mais clara, as sarjetas tem o objetivo de coletar a água de escoamento superficial, transportando-a até as bocas coletoras. Estão situadas nas laterais das ruas, entre os passeios para pedestres e o leito viário.

2. Deduzir a expressão derivda de Manning para cálculo da capacidade teórica de um a sajeta triangular para guia vertical e para um sarjetão.
SARJETA TRIANGULAR dQ=v.dA Onde,
R= ydx/dx=y dA=ydx v= (R^(2/3) .〖 I〗^(1/2))/n = (y^(2/3) . I^(1/2))/n dx/dy=z Então, dQ= ((y^(2/3) .〖 I〗^(1/2))/n).y.dx dQ= (z .(y^(5/3) .〖 I〗^(1/2))/n).dy
Q_0= I^(1/2) . z/n .∫_0^yo▒y^(5/3) .dy
Q_0= I^(1/2) . z/n .〖[y^(1+5/3)/(1+5/3)]^y0〗_0
Qo=375.I^(1/2).(z/n).〖y_o〗^(8/3)

3. Explicar os motivos para utilização do coeficiente F.
No dimensionamento das sarjetas deve-se considerar uma certa margem de segurança na sua capacidade, tendo em vista problemas funcionais que tanto podem reduzir seu poder de escoamento como provocar danos materiais com velocidades excessivas. Nas declividades inferiores é freqüente o fenômeno do assoreamento e obstruções parciais através de sedimentação de areia e recolhimento de pequenas pedras reduzindo, assim, a capacidade de escoamento. Nas declividades maiores a limitação da velocidade de escoamento torna-se um fator necessário para a devida proteção aos pedestres e ao próprio pavimento.
Essa margem de segurança é conseguida pelo emprego do "fator de redução F",
4. Por que na

Relacionados