23168768435123
856 palavras
4 páginas
Atividade de Interpretação e produção de textos.Estratégias argumentativas
Odair Roberto Dullius
1 - Argumentos são as provas (raciocínio, alusão histórica, provas concretas, argumentos consensuais, argumento de autoridade entre outros) apresentadas. Informe o tipo de argumento utilizado nos seguintes parágrafos do texto de Nelson Motta (texto 1). a- Quinto parágrafo – Argumentos consensuais
São aqueles em que certas “verdades” aceitas por todos são utilizadas. São afirmações que não dependem de comparação. b- sexto parágrafo – Relações de causa e efeito
São responsáveis pelo estabelecimento de relações de causalidade entre idéias de um mesmo parágrafo ou entre as idéias de um parágrafo e a tese defendida.
2 - Comparando-se os textos 2 e 3, verifica-se que Mauro Halfeld e Érika kokay adotaram posicionamentos contrários a respeito da emenda à constituição dos trabalhadores domésticos. Qual o ponto de vista defendido por cada um deles?
Mauro Halfeld
Idealiza que nenhum parlamentar votou a favor dos patrões.
Mauro diz ainda que ira aumentar os custos e não aumentara o salário da classe. Afirma também que alem de novos benefícios, haverá mais cobrança por produtividade.
E por fim, acarretara em um aumento de causas judiciais, devido às relações mais estritas.
Erika Kokay
Afirma o beneficio de direitos trabalhistas que as domesticas não tinham. Completa indagando que as trabalhadoras domesticas não tinha horários específicos e deveriam estar a disposição dos patrões.
Erika diz que a imprensa deu mais espaço a preocupação das patroas quanto a PEC do que os benefícios para as domesticas.
Após apresentações de estudos e aprovação da PEC, os jornalistas se voltaram para exaltar a conquista dos domésticos, porem, o assunto das matérias sempre foi focado nos patrões, no que a nova lei implicaria aos mesmos.
3- Distinga FATO (verdade de todos) de OPINIÃO (verdade de cada um) nos trechos a seguir (extraídos do texto 2):
a) “Nos últimos cinco anos,