227799
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DISCIPLINA DE CIÊNCIAS SOCIAIS
CIÊNCIAS SOCIAIS
PROFESSORA TUTORA MA. MARICIANE MORES NUNES
CRICIÚMA, 15 DE NOVEMBRO DE 2013.
INTRODUÇÃO
São várias as argumentações, sinônimos e traduções que as pessoas utilizam para definir a “Cultura”.
Cultura é a maneira de falar? Cultura é a maneira de se vestir? Cultura está relacionada ao que comemos? Cultura está ligada ao intelecto? Cultura é a educação que recebemos de nossos pais, ou, orientadores? Cultura é nossa instrução religiosa? Cultura são as leis?
Este todo, tão abrangente, a “Cultura”, que iremos relatar, e assim percebermos outros conceitos sociais, como as Interações e Desigualdade Social.
Um conteúdo breve e objetivo, que abrirá os horizontes do intelecto humano, para a percepção de que o simples fato de existir, nos torna, participante desta terra e, autores da nossa própria história.
CULTURA
Cultura (do latim colere, que significa cultivar) é um conceito de várias acepções, sendo a mais corrente a definição genérica formulada por Edward B. Tylor, segundo a qual cultura é “aquele todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro da sociedade.”
Entendendo o significado da palavra, vamos analisar o que é cultura e como ela se dá.
A cultura está junto ao ser humano, é partilhado em um determinado grupo social, que pode ser uma organização, uma cidade, um estado ou uma nação. Ela define as características e comportamento de uma sociedade, ela é fundamentada em ideias, valores, idioma, dialeto, costumes, crenças, vestuário, alimentações, politica, leis, construção urbana e intelectual.
As posturas culturais são inúmeras e, diferenciam-se não só de país para país, como também, em grupos sociais menores. Neste caso, existe uma dessemelhança enorme entre diversos grupos, aquilo que é