221782630108
2301 palavras
10 páginas
Curso: Artes VisuaisDisciplina: Didática II
livro libaneo -capitulo 7 ao 9
Critérios de Avaliação: Serão descontados os erros ortográficos e gramaticais:
0,0 a 1,0 (zero a um) ponto. A - Questões objetivas:
1. Segundo Luckesi, o ato de avaliar possui características que definem seus fins. Sob essa perspectiva, diferencia o que chamou de avaliação classificatória, instrumento de aprovação e reprovação do aluno, da avaliação diagnóstica, cujo princípio básico é: (0,5)
A) Medir os resultados da turma.
B) Auxiliar o professor a tomar decisões sobre o seu trabalho.
C) Apenas redefinir a metodologia de ensino.
D) Articular os conceitos do programa.
E) Escalonar os conteúdos do planejamento.
2. O tempo é uma variável importante para a configuração das propostas metodológicas. Para exemplificar, podemos considerar que a partir do 6º ano de escolaridade, quando as aulas se organizam por áreas de conhecimento com professores específicos e tempo estabelecido, seria oportuno organizar aulas duplas. Sob o ponto de vista metodológico, podemos supor que aulas curtas tendem a apresentar a seguinte configuração: (0,5)
A) Expositiva.
B) Analítica.
C) Acelerativa.
D) Participativa.
E) Indisciplinada.
3. Um mesmo texto foi utilizado por professores de diferentes disciplinas para trabalhar um determinado tema. A estratégia metodológica utilizada previa a integração recíproca dos conceitos fundamentais que envolvem a compreensão do tema. A esse processo chamamos de: (0,5)
A) Transversalidade.
B) Interdisciplinaridade.
C) Transdisciplinaridade.
D) Pluridisciplinaridade.
E) Multidisciplinaridade.
4. Na maioria das vezes, a formação das turmas na escola se faz por escolha administrativa e não pela equipe pedagógica. Os critérios oscilam pela homogeneidade ou heterogeneidade das turmas. Usando como padrão a multiplicidade das capacidades mentais, este se