21507801866

1196 palavras 5 páginas
1. hor ajudou a formular os Prin¬cípios do Investimento Sustentável da ONU, um texto que reúne as melhores práticas globais de aplicações. Essa iniciativa mudou alguma coisa no mercado financeiro?
As empresas não têm dúvidas de que é importante ter uma boa governança corporativa e um desempenho ambiental e social. Para elas já está consolidado que isso tem um valor intangível. Quem não percebeu ainda os benefícios são os analistas de mercado, que continuam exigindo que as empresas classificadas como sustentáveis tenham um desempenho em bolsa superior ao das "não sustentáveis", o que nem sempre ocorre. Dito isso, é verdade que os índices de sustentabilidade das bolsas de valores, inclusive o da BM&F Bovespa, conseguiram popularizar a ideia da preservação do meio ambiente no mercado de capitais.
2. Na comparação internacional, qual tem sido o papel do Brasil?
O Brasil construiu uma política energética baseada em fontes renováveis quando ninguém estava discutindo se esse era o caminho. Prova disso é a massificação do uso do etanol nos veículos. Outra vantagem do país é ter empresas que são símbolo de inovação e competitividade, como a Embraer. Sem falar na Amazônia, que é um ativo global estratégico e deve ser preservado para a posteridade. Costumo fazer uma analogia com o que ocorreu nos Estados Unidos.
3. Muitos americanos tiveram de brigar para que o país reconhecesse a importância de seus parques nacionais. Hoje eles são apreciados por todos. Os Estados Unidos também são um bom exemplo do que deve ser evitado. Nesse sentido, é só lembrar o estrago que a petroleira BP e seu vazamento no golfo do México causaram ao ambiente, à sociedade e aos investidores. No total, um prejuízo líquido de mais de 4,9 bilhões de dólares. É importante que as petroleiras em operação no Brasil sejam acompanhadas de perto por seus investidores.
4.
Tendência verde: empresas investem em construções de baixo impacto ambiental
Com foco em sustentabilidade, construtoras atendem à

Relacionados