21 VIEIRA OLIVEIRA
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
VIEIRA, Larissa de Souza, Pedagogia, Fecilcam-PR, lary_vieira@hotmail.com
OLIVEIRA, Valdiléia Xavier de (OR). Fecilcam, valdileiafecilcam@hotmail.com
INTRODUÇÃO
Este trabalho consiste no relato da prática educativa desenvolvida em uma escola da rede pública de ensino do Município de Campo Mourão – PR, no período vespertino, com 26 alunos, do 1° ano do Ensino Fundamental.
Por meio das observações, pôde-se constatar que as atividades desenvolvidas com as crianças, baseavam-se na utilização das cartilhas, leitura de textos, separação silábica e exercícios de memorização, não demonstrando a função social dos conteúdos trabalhados, desconsiderando a importância das atividades lúdicas no processo de aprendizagem.
Percebeu-se assim, que toda essa situação acabava interferindo nas atividades apresentadas às crianças e consequentemente em seu desenvolvimento no processo de alfabetização e letramento.
Diante do exposto e considerando a importância dos jogos e brincadeiras para o desenvolvimento da criança, desenvolveu-se o projeto intitulado “A Importância dos Jogos e
Brincadeiras para o Processo de Alfabetização e Letramento”. Dessa forma, as atividades lúdicas foram articuladas aos conteúdos de Arte, Língua Portuguesa e Matemática de forma que não se fragmentassem essas áreas de conhecimento e que pudessem desenvolver as habilidades físicas, cognitivas, afetivas e sociais dos alunos.
Desse modo, o embasamento teórico utilizado durante a prática de estágio foi a perspectiva Histórico-Cultural. Esta linha teórica enfatiza a importância da mediação para o processo de ensino e aprendizagem, ou seja, o professor enquanto mediador do conhecimento trabalhará na zona de desenvolvimento proximal da criança, para que esta se aproprie do conhecimento científico sistematizado.
Nestas perspectivas, a prática de estágio desenvolvida teve como objetivos articular os jogos e as brincadeiras aos conteúdos