20729570
3335 palavras
14 páginas
1.INTRODUÇÃOA eletricidade está presente em quase todos os locais, hoje em dia já não vivemos sem ela, pois tudo o que usamos necessita da eletricidade. A eletricidade pode ser produzida de várias maneiras, entre elas, as principais são: através de usinas hidrelétricas, usinas termelétricas e usinas nucleares. A mais usada aqui no Brasil é a Hidrelétrica.
Em cada unidade residencial, para que os habitantes possam usufruir da eletricidade fornecida pela concessionária (AME, no caso da cidade de MANAUS), faz se necessário que sejam bem projetadas às instalações elétricas da residência. Um projeto de instalações elétricas compreende diversas etapas, tais como: escolha dos pontos de utilização, cálculo da demanda de energia elétrica, divisão dos circuitos e dimensionamento dos cabos de forma que nenhum fique sobrecarregado e que eventuais reparos não interrompam o fornecimento completo de energia na residência, dimensionamento dos eletrodutos, escolha dos disjuntores (DR ou DTM), além destes cálculos, devem ser apresentadas plantas de fácil entendimento para facilitar a execução do projeto, o diagrama unifilar e o padrão de entrada também deve ser mostrado em planta. O orçamento também devera ser realizado.
2.DISPOSIÇÕES GERAIS
A residência se localiza na cidade de Manaus no endereço Rua professor Castelo branco N° 96 Bairro: Parque 10 de Novembro, cidade com uma temperatura média de 35°C. Os serviços de instalações serão executados de acordo com as Normas da ABNT.A tubulação será ligada à terra. O eletrodo de terra será executado de acordo com o disposto na NB-3/ABNT.Todos os condutores deverão ser instalados de maneira que, quando completada a instalação, o sistema esteja livre do curto-circuito.Será obrigatório o emprego de eletrodutos rígidos, em toda a instalação.Todos os condutos correrão embutidos nas paredes e lajes, intervalo de lajes e outros espaços preparados para tal fim.
3.MEMORIAL DESCRITIVO
3.1.Iluminação e tomadas