2015330 9470 Infraestruturas DeTransportes III Ferrovia
539 palavras
3 páginas
Infraestruturas de Transportes III
Modal Ferroviário
Transporte Ferroviário
Curiosidades
Bitola de trem padrão tem 1,435 m
Distância entre trilhos na Inglaterra
Mesmas ferramentas que construíram os vagões eram usadas na construção das carruagens Carruagens tinham sua bitola condicionada à largura das estradas britânicas
Os romanos construíram as estradas britânicas Os romanos fizeram suas estradas adequadas a suas carroças
As carroças romanas tinham a largura de
2 cavalos
Transporte Ferroviário
Superestrutura Ferroviária:
Função: Transferência de esforços e bitola
Terminologia básica
Tonelada Útil ( tu ) – Total de carga movimentada no transporte remunerado. Tonelada-Quilômetro Útil (tku) – Unidade de medida equivalente ao transporte de uma tonelada útil a distância de um quilômetro.
Tonelada-Quilômetro
Bruto
–
(tkb)
–
Unidade de aferição do trabalho equivalente ao deslocamento de uma tonelada de trem.
Trem-Quilômetro (trem. km) – Unidade de medida que representa o movimento de um trem, ao longo de um quilometro. Apenas se deve considerar a distância efetivamente percorrida.
Acidente Ferroviário – Ocorrência que, com a participação direta de veículo ferroviário, provoca dano a este, a instalação fixa, a pessoa, animal e / ou outro veículo, etc.
Tráfego Mútuo É a operação em que uma concessionária, necessitando ultrapassar os limites geográficos de sua malha para complementar uma prestação de serviço público de transporte ferroviário, compartilha recursos operacionais, tais como material rodante, via permanente, pessoal, serviços, e equipamentos, com a concessionária em cuja malha se dará o prosseguimento ou encerramento da prestação de serviço mediante remuneração ou compensação financeira.
Evolução do Transporte Ferroviário
6
Terminologia básica
Direito de Passagem – É a operação em que uma concessionária, mediante remuneração ou compensação financeira, permite a outra trafegar na sua malha para dar prosseguimento,