20041983
1189 palavras
5 páginas
Escola ArquimedesTécnico em Manutenção Automotiva
ESCOLA ARQUIMEDES
CURSO TÉCNICO EM MANUTENÇÃO AUTOMOTIVA
Disciplina: Gestão pessoal
Prof: Marcelo Gregório
Jose Batista da Silva Sobrinho
Comportamento durante uma entrevista de emprego
Trabalho extraclasse como exigência para compensação das aulas do dia 16 de maio de 2012, do Curso Técnico em manutenção automotiva da Escola Arquimedes
Campinas, 04 de Junho de 2012
INTRODUÇÃO
Só que entrevista de emprego não é receita de bolo. Técnicas contribuem para o êxito nesta etapa, mas não garantem a vaga. Uma contratação depende do tripé empresa-recrutador-entrevistado e seus perfis. Mas num ponto os consultores são unânimes: na relação selecionador versus profissional deve prevalecer a sinceridade.
“O quanto é interessante o ‘faz de conta’ se, dessa forma, o profissional não vai conseguir ficar nem três meses na organização?”, questiona Daniela Amorim, gerente de gestão de pessoas da Unimed, empresa especializada em saúde.
Todavia, é importante estabelecer um limite na franqueza com o entrevistador. Nem todas as falhas de carreira devem ser reveladas, pois alguns deslizes podem eliminar do processo de seleção.
“É muito prazeroso para o recrutador ver que o entrevistado é uma pessoa real, cujos deslizes e fracassos foram corrigidos. Entretanto, ser muito sincero é um perigo. Não é recomendado contar todos os detalhes da vida profissional. É preciso bom senso”, pondera Mariana Portela, consultora de desenvolvimento organizacional da Fellipelli.
Para as consultoras, no cara a cara com o selecionador o profissional deve se comportar como um vendedor, sem cair na tentação do marketing enganoso. Vale lembrar que a embalagem do produto (imagem) é tão importante quanto o conteúdo (conhecimento). Confira as dicas das especialistas para o alcance do sucesso nesta fase do processo.
COMPORTAMENTO DURANTE ENTREVISTA DE EMPREGO
Todavia, é importante estabelecer