2 semestre Atividade fisica e jogos
Centro de Ciências Sociais e Educação
Licenciatura em Pedagogia
Atividades Físicas e Jogos
Discente: Larissa Christiny Brito Dos Santos
Belém – PA 2014 Texto Vll Jogos e brincadeiras no contexto escolar
Os jogos tradicionais são bem antigos, porém não importa a idade o jogo sempre atrai a curiosidade e atenção das pessoas, e isso acaba com que as gerações se encontrem para partilhar disso. Velhos e jovens podem dividir a mesma mesa, jogando dominó ou xadrez, é como se isso atravessasse uma barreira o “tempo”.
Podemos ver que os jogos tradicionais antecedem à modernidade, nesse momento estamos passando por mudanças significativas, o ser humano começa a ver o mundo de outra maneira. Portanto, os jogos tradicionais mostram uma época em que o mundo era percebido em profunda comunhão cósmica. A transmissão dos jogos eram oral, um espelho de sua época, possuíam crenças e a representação da forma tradicional de viver.
Com a nova moralidade o brincar foi relacionado ao ócio, e ócio era para crianças. Então o brincar tornou-se coisa de criança. Sendo que essas brincadeiras e brinquedos já haviam cumprido a função de aproximar o homem de Deus.
A escola tem sua estrutura e currículo disciplinar, ela é um produto da modernidade. Os jogos são culturais, e a escola não olhou com bons olhos então pegando-os e separou os “bons dos maus” ou então sofreram modificações retirando os conteúdos culturais e substituindo pelos “pedagógicos”.
O professor deve