2 Grande Guerra
2ª Guerra Mundial
Disciplina: História
Professor: Luís Condeço
Agrupamento de escolas de vila Nova da Barquinha
Índice
Introdução
As Causas
O Início
Guerra Relâmpago
Período 1939/41
Batalha de Inglaterra
Mediterrâneo, URSS e África
Campanha do Pacífico
Período de 1941/45
O Dia D
Queda de Berlim
Rendição do Japão
Consequências
Conclusão
Introdução Vamos falar sobre a 2ª Guerra Mundial, um conflito que durou 2174 dias e que teve consequências devastadoras a nível económico e, principalmente, a nível social com incontável número de baixas humanas.
As causas O surgimento, na Europa na década de 30 de governos totalitários com fortes objectivos militares e expansionistas. Na Alemanha surgiu a agressiva política nacional-socialista liderada por Adolf Hitler que pretendia expandir o território alemão, desrespeitando o tratado de Versalhes, tendo anexado a Áustria e os Sudetas, e feito protectorado sobre a Boémia e a Morávia. Na Itália crescia o Partido Fascista que tinha no Duce Benito Mussolini o seu líder com poderes ilimitados. Na Ásia, o Japão tinha também fortes desejos de expandir os seus domínios para territórios vizinhos e ilhas da região.
O Início Esta guerra há anos em incubação, acabou por estalar quando a Alemanha, ao ver recusadas as suas exigências de reivindicação de Danzig e do livre acesso pelo corredor polaco, invadiu a Polónia no dia 1 de Setembro de 1939. A França e a Alemanha que se tinham comprometido a ajudar a Polónia em caso de ataque, declararam guerra à Alemanha. De acordo com as alianças militares da época formaram-se dois grupos: - Forças Aliadas (Reino Unido, URSS, França e EUA) - Forças do Eixo (Alemanha, Itália e Japão)
Guerra Relâmpago (Blitzkrieg) A enorme superioridade dos alemães manifestou-se na fulminante Blitzkrieg, que em poucos dias acabou com a resistência polaca e incitou a URSS a ocupar a metade oriental do país vencido para limitar o avanço alemão. A França e o Reino Unido, incapazes