2 FUNDAMENTA O TE RICA DE KEITON
3308 palavras
14 páginas
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICAEsta seção da pesquisa será dedicada a abordagem teórica da administração da produção e de operações, assim como para os esclarecimentos necessários à respeito das ferramentas de gestão da qualidade utilizadas no estudo, observando-se, evidentemente, os métodos construtivos empregados para sua utilização. 2.1 Administração da Produção e das Operações
Embora o termo administração da produção tenha sido introduzido no meio empresarial nos últimos séculos, sua atuação pode ser visualizada ainda na antiguidade, quando os faraós aplicavam recursos de forma coordenada para a construção de pirâmides ou quando os imperadores gregos a utilizavam na coordenação de suprimentos de guerra e na edificação de seus templos políticos e religiosos (CORRÊA; CORRÊA, 2006, p. 26).
Contudo, segundo Paiva, Carvalho Jr; Feinterseifer, 2009, p. 28), somente no século XVII (entre 1965 e 1815), com o advento da Revolução Industrial, foi que administração da produção passou a ser vista através dos princípios basilares atuais.
É evidente que, como tudo que envolve o ser humano, a administração de produção sofreu forte influência de fatores econômicos, sociais, políticos e científicos que marcaram a humanidade. Sendo assim, com o advento da revolução industrial acima mencionada, não poderia ser diferente. Os avanços tecnológicos originados das primeiras máquinas a vapor, introduziu toda uma nova visão empresarial em relação a produção em massa em detrimento da artesanal, até então único meio de produção conhecido (GAITHER; FRAZIER, 2001, 0. 07).
Após um breve período de acomodação, nas primeiras décadas do século
XX, observam-se novas mudanças estruturais na administração da produção. Isto porque, com o final da Segunda Guerra Mundial, o deslocamento de riquezas, resultou em um mercado consumidor voraz, o que levava a necessidade de aumento da produção para atender à esta nova demanda. Neste contexto, surgi a produção em massa, que como preconizado por Taylor,