2 etapa atps Ferraz
ATPS - ETAPA II
AULA TEMA: PRINCÍPIOS E CONCEITUAÇÕES DAS ABORDAGENS CENTRADA NA PESSOA E SUAS APLICAÇÕES NOS CAMPOS CLÍNICOS, EDUCAÇÃO, ORGANIZAÇÕES E SAÚDE.
Responder as questões referentes ao artigo CASTÑON, Gustavo A.; Psicologia humanista: a história de um epistemológico.
1 – Qual o objeto de estudo da psicologia humanista? A Psicologia Humanista herda um dilema em formato particular, que acompanha a historia da abordagem desde seu surgimento, tendo se decidido programaticamente a não aceitar a distorção da imagem de ser humano para adequá- lo ao método cientifico, o movimento que desembocou no estabelecimento da Psicologia lidera um movimento humanista levantam suas vozes contra a imagem de homem e de método científico defendidas por Behaviorismo, dominante no campo da Psicologia Experimental, dominante no campos da psicoterapia. Os humanistas caracterizam o Behaviorismo como uma teoria em que o homem é visto como um ser inanimado, um organismo puramente reativo , uma coisa passiva perdida, sem responsabilidade por seu próprio comportamento, o Behaviorismo veria o homem como um conjunto de respostas a estímulos, ou seja uma coleção de hábitos independentes.
2- Qual o desacordo teórico entre o humanismo americano e o existencialismo europeu? De acordo com os principais proponentes da Psicologia Humanista, tomaram contato com o existencialismo somente no final dos anos 50, quando seus pensamentos já estavam formados, nomes do movimento, havia introduzido às ideias de Soren Kierkegaard e Martin Heidegger no pensamento psicológico norte americano, importante ressaltar duas correntes de pensamento psicológicos com diferenças fundamentais. O principal desacordo entretanto, seria que para os existencialistas a existência precede a essência, sendo que os humanistas acreditam que há uma essência comum à espécie humana, e que também essa essência está alicerçada numa base biológica.
3 - Explique o dilema da