2 Atividade Jose Paulo Neto 1
Bárbara Maria Sousa da Costa Lopes - 12100375
Rio de Janeiro, 25 de agosto de 2014.
Pesquisa Social em Serviço Social– Estela Willeman
Síntese do texto Introdução ao Método da Teoria Social José Paulo Neto
O texto escrito por José Paulo Neto aborda a questão do Método como um dos problemas centrais e até mais polêmicos da teoria social. Perpassando por Durkheim na construção de um método para a sociologia a Weber que além de se ocupar na conceptualização das categorias sociológicas escreveu largamente sobre metodologia.
A questão do método é alvo de polêmicas nas ciências na questão do objeto quanto a natureza, tanto para Durkheim com sua natureza positivista quanto para Weber em sua lógica de “sociologia compreensiva”. Porém nhoque tange Marx, a questão se apresenta como um nó de problemas. Não se restringindo apenas nas razões de natureza teórica ou filosófica mas também ideopolíticas na medida em que a teoria social de Marx vincula-se a um projeto revolucionário, pois Marx nunca foi um obediente servidor a ordem burguesa, foi um pensador que colocou, na sua vida e obra, a pesquisa da verdade a serviço dos trabalhadores e da Revolução Socialista.
O estudo da concepção teórico-metodológica de Marx apresenta inúmeras dificuldades desde as derivadas da sua própria complexidade até as que se devem aos tratamentos equivocados a que a obra Marxiana foi submetida. Equívocos esses que decorrem das interpretações que deformam, adulteram e / ou falsificaram a concepção teórico-metodológica de Marx. Tendo com responsáveis por esses equívocos os próprios seguidores de Marx quanto seus adversários e detratores. Contribuindo por razões diferentes, mais decisivamente para a desfiguração do pensamento Marxiano.
Entretanto, é fato que se tratando do estudo da sociedade burguesa o método de Marx e todo seu material é indispensável para o estudo da sociedade burguesa que apontam para relações de causa e efeito do