2 Ano 3 Bim
Avaliação
Geografia- Profª Magda
Obs.
-A resposta é obrigatória ser a caneta, caso contrário será anulada a questão.
1. A partir do quadro o que ele sugere sobre a época em que foi criada?
Operários. Tarsila do Amaral, 1933
2. Leia o texto:
[...] O Plano de Metas mencionava cinco setores básicos da economia, abrangendo várias metas cada um, para os quais os investimentos públicos e privados deveriam ser canalizados. Os setores que mais recursos receberam foram de energia, transporte e indústrias de base, num total de 93% dos recursos alocados. Esse percentual demonstra por si só que os outros dois setores incluídos no plano, alimentação e educação, não mereceram o mesmo tratamento dos primeiros. A construção de Brasília não integrava nenhum dos cinco setores.As metas eram audaciosas e, em sua maioria,alcançaram resultados considerados positivos. O crescimento das indústrias de base, fundamentais ao processo de industrialização, foi de praticamente 100% no quinquênio 1956-1961. [...]
a) Segundo o texto, quais foram os setores considerados prioritários para os investimentos no Plano de Metas?
b) Por que a industria de base era considerada fundamental para a aceleração do processo de industrialização brasileira?
3. Explique por que o Brasil pode ser chamado de pais de industrialização tardia ou retardatária.
4. Assinale o que for correto em relação ao desenvolvimento, expansão e problemas da industria brasileira.
a) A queda no crescimento dos tradicionais centros industriais brasileiros, como São Paulo e Rio de Janeiro, devido ao processo de descentralização do parque industrial, significou a perda de sua importância no comando da nossa industrialização.
b) As grandes reversas de carvão existentes na região Sudeste, particularmente em São Paulo, foram o principal fator de localização das industrias nessa região.