2 3 4
A estatística descritiva é um ramo da estatística que aplica várias técnicas para descrever e sumarizar um conjunto de dados. Se diferencia da estatística inferencial, ou estatística indutiva, pelo objetivo: organizar, sumarizar dados ao invés de usar os dados em aprendizado sobre a população. Esse princípio faz da estatística descritiva independente .
***Medidas de Tendencia Central
São medidas que indicam a localização dos dados.Costumamos responder com o uso da média aritmética ou a moda.Escolhemos valoresespecíficos da função distribuição acumulada chamados quantis como quartis.
***Medidas de Dispersão
As medidas mais comuns de variabilidade para dados quantitativos são a variância.A amplitude total, a distância interquartílica e o desvio absoluto são mais alguns exemplos de medidas de dispersão.
*** Tecnicas de Amostragem Probabilíatica
Por convenção, índice é adimensional, na forma percentual, com dois dígitos e sem sinal indicativo dessa condição. O que lida com grandezas simples é dito elementar ousimples; o que trata de grandezas complexas (resume muitos valores), agregativo ou sintético. A amostragem probabilística refere-se a procedimentos que utilizam alguma forma de selecção aleatória dos seus membros.A amostragem probabilística refere-se a procedimentos que utilizam alguma forma de selecção aleatória dos seus membros.
3-Numeros-Indices
a importância dos numeros-índices para o administrador, especialmente quando a moeda sofre uma desvalorização constante e quando o processo de desenvolvimento econômico acarreta mudanças continuas nos hábitos dos consumidores, provocando com isso modificações qualitativas e quantitativas na composição da produção nacional e de cada empresa individualmente.
Cada número-índice de uma série ( de números) costuma vir expresso em termos percentuais. Os índices mais empregados medem, em geral, variações ao longo do tempo. Os chamados “números índices” da economia surgiram para tentar