1ª GUERRA – O FIM CATASTRÓFICO DA BELLE ÉPOQUE
O lado sombrio desse desenvolvimento e progresso não era muitas vezes explicitado. A exploração da classe trabalhadora industrial atingia níveis altíssimos, como péssimos salários, jornadas de trabalho desumanas, superexploração do trabalho feminino e infantil, péssimas condições de habitação. A formação de partidos socialistas, a generalização dos sindicatos, as lutas por redução da jornada de trabalho, ampliação do direito de voto e outras conquistas políticas e sociais se encontram inseridas neste quadro geral.
O darwinismo social encobriu com um manto de cientificidade a conquista da África e Ásia, dentro da expansão capitalista em sua fase imperialista. O neocolonialismo transferia riquezas das regiões conquistadas para os centros industriais. Países que chegaram tardiamente à corrida neocolonial, como Alemanha e Itália, procuram de todas as formas encontrar regiões coloniais. O britânico Cecil Rhodes afirmou, em uma combinação de argumentos religiosos, evolucionistas (no mau sentido da expressão) e nacionalistas:
“Considerei a existência de Deus e decidi que há uma boa chance de que ele exista. Se ele realmente existir, deve estar trabalhando em um plano. Portanto, se devo