1No S Culo XVII
2No Nordeste açucareiro a economia é agrária e a própria atividade mineradora estimula a produção e movimenta o comércio. Já o comércio em São Paulo é movimentado pela indústria e completamente urbano.
3escravizar índios e desbravar o interior do Brasil atrás de riquezas principalmente minerais descobrir rotas para a escoar a produção. catequizar indios tbm...esse caminho percorrido pelos bandeirantes era feito de varios estupros, roubo...assassinatos... tudo em nome da coroa e do proprio enriquecimento. quem arrumava mais escravos os vendia e obtia mais lucro retiravam madeira.. e especiarias ervas etc...
4São lembrados por desbravadores , podemos confirmar isso através de nomes de praças, cidades, estradas que ligam ao interior do Brasil.
5PASSAM,OS DO CICLO DA CANA DE AÇUCAR PARA O CICLO DO OURO NO interno DSAS MINAS…A CANA ESTAVA EM DECLINIO POIS ESTAVAMOS SOFRENDO poderoso CONCORRENCIA COM OUTRAS COLONIAS ESPANHOLAS PRINCIPALMENTE NA AMERICA CENTAL.
A descoberta DO OURO E PEDRAS PRECIOSAS DO interno DO BRASIL DEU ANIMO A COMERCIANTES LOCAIS E PORTUGUESES UMA VEZ QUE TIVERAM QUE SE transmitir PARA O interno DAS MINAS HOUVE UM prolongamento POPULACIONAL NA REGIAO A DEMANDA POR COMIDA MORADIA VESTUARIO AUMENTOU….A MAO DE OBRA POR SUA VEZ ERA SE MAIORIA ESCRAVA MAS .
6Em 1703, Portugal assinou o Tratado de Methuem, no qual a Inglaterra comprometia-se a comprar o vinho português e, em troca, Portugal comprava os tecidos ingleses.
Esse tratado desfavorecia a balança comercial portuguesa, pois as manufaturas inglesas custavam mais do que