19992505

876 palavras 4 páginas
TELHAS CERÂMICAS

Ao longo dos anos, têm surgido muitos produtos alternativos à telha cerâmica. Porém, constatamos que por mais que surjam novos produtos para coberturas, geralmente são mais caras ou de menor eficiência, sem falarmos nas vantagens térmicas da telha de barro e sua incontestável durabilidade, atravessando centenas de anos com a mesma qualidade.
No mercado existe uma série de alternativas. As telhas de barro cozido podem produzir cobertura do tipo marselha ou francesa, colonial, paulista, paulistinha ou plan.
A primeira grande fabrica de cerâmicas no Brasil foi fundada em São Paulo, por quatro irmãos naturais de Marselha, por ter sido a primeira empresa de telhas cerâmicas se deu o nome da telha de telhas de cerâmica marselha.
As telhas de cerâmicas são bastante utilizadas para coberturas em diversas regiões do país, podendo haver formatos diferentes e outros tipos de características.
A massa argilosa é conformada por extrusão com umidade entre 20% e 25% aproximadamente, na forma de um bastão com seção quadrada ou cilíndrica e cortadas em segmentos compatíveis com o volume da telha. Posteriormente são prensadas, obtendo-se a forma final do produto através do molde tipo macho e fêmea (de gesso, metal e borracha). Passam pelo processo de secagem e em seguida são queimadas a temperaturas entre 9000C e 11000C.
Atualmente há uma grande tendência do uso de telhas esmaltadas que se adaptam ao estilo e se harmonizam com os aspectos externos da obra, em cores variadas. As peças esmaltadas não tem utilização em habitações de interesse social, devido ao custo elevado e as exigências com relação a sua fixação individual sobre a estrutura do telhado.
Algumas exigências são necessárias para se ter um produto final de boa qualidade, como por exemplo:
- baixa porosidade;
- arestas finas;
-resistência a flexão ;
- queima adequada e uniforme;
- superfície sem rugosidade, entre outros.

Devido a grande diversificação de telhas entre várias regiões,

Relacionados