relatório de bromatologia
Este relatório tem o objetivo de estudar e conhecer as estruturas dos lipídios, que são óleos provenientes de origem vegetal. São definidos por uma variedade de substâncias químicas, insolúveis em água e solúveis em éter, clorofórmio e outros solventes orgânicos.
O termo lipídio é utilizado para gorduras e substâncias gordurosas. Ocorrem em todas as células animais ou vegetais de onde podem ser extraídos com solventes orgânicos de baixa polaridade.
OBJETIVO
Determinação de lipídio pelo método soxhlet
MATERIAL
Extrator de soxhlet, éter etílico, cartucho de soxhlet, balão volumétrico n°3, becker de vidro, algodão desengordurado, condensador com entrada e saída de água, suporte universal, garra metálica, pinça, balança analítica, capela, chapa elétrica e 2,000g de cereal integral triturado.
MÉTODO
É extração a quente que trabalha com um refluxo descontínuo e intermitente de solvente.
PROCEDIMENTO
Pesou-se 2,ooog de cereal integral triturado em um cartucho de soxhlet, tarado em balança analítica, e em seguida coberto com algodão desengordurado, (o algodão serve para proteger a amostra para que não aja alteração ).O cartucho foi colocado num extrator que é ligado a um balão de coleta que junto com um condensador, formam o aparelho de Soxhlet aquecido por uma chapa elétrica. Usou-se água no condensador para o vapor do éter condensar e virá liquído, ele vai pingando na cápsula para extrair o lipídio. O éter enche o extrator causando refluxo e com isso fazendo a extração do lipídio.
Após 6 horas de processo, o balão foi retirado do aparelho, e descansou na capela até que todo o éter se evaporou. Colocou-se o balão na estufa em temperatura a 105ºC, por 30minutos e em seguida no dessecador para ser resfriado e pesado na balança analítica e o peso foi anotado.
RESULTADO
% lipídios p/p = 100xN P
N= massa em gramas de lipídios.
P= massa em gramas de amostra.
Peso do balão 3: 183,150
Peso da amostra