1983 5403 0272
605 palavras
3 páginas
1) Qual foi a influencia do Capitalismo na formação da sociologia ¿A sua formação constitui um acontecimento complexo para o qual concorrem um constelação de circunstâncias , históricas e intelectuais e determinadas intenções práticas . O seu surgimento ocorre num contexto histórico específico , que coincide com os derradeiros momentos da desagregação da sociedade feudal e da consolidação da civilização capitalista .
A dupla revolução que este século testemunha - a industrial e a Francesa – constituía os dois lados de um mesmo processo , qual seja , a instalação definitiva da sociedade capitalista . A palavra sociologia apareceria somente um século depois , por volta de 1830 , mais são os acontecimentos desencadeados pela dupla revolução que a precipitam e a tornam possível .
2) Quais direções e tradições sociológicas estavam presentes no inicio da sociologia como ciência ¿
As conseqüências da rápida industrialização e urbanização levadas a cabo pelo sistema capitalista foram tão visíveis quanto trágicas: aumento assustador da prostituição, do suicídio, do alcoolismo, do infanticídio, da criminalidade, da violência, de surtos de epidemia de tifo e cólera que dizimaram parte da população etc.
A aplicação da observação da natureza , conhecia uma fase de grandes progressos . Num espaço de cento e cinquenta anos , ou seja , de Copérnico a newton, a ciência passou por um notável progresso , mudando até mesmo a localização do planeta terra no cosmo .
3) Quais pensadores influenciaram o desenvolvimento da sociologia como ciência e quais as suas concepções em relação à sociedade capitalista ¿
A pressuposição de que o processo histórico possui uma lógica passível de ser apreendida constituiu um aconteci mento que abria novas pistas para a investigação racional da sociedade. Este enfoque, por exemplo estava na obra de Vico (1668 - 1744), para o qual é o homem quem produz a história. Apoiando-se nesse ponto de vista, afirmava que a sociedade podia ser