193675500213

2604 palavras 11 páginas
Conceito de inércia

Resumo
Neste trabalho mostraremos a parte histórica do princípio da inércia, citando nomes que contribuíram para que esse estudo se realizasse, como Aristóteles, Galileu Galilei e Isaac Newton. Mostraremos como nasceu o conceito da inércia e seu desenvolvimento através das descobertas provenientes desses pensadores.

Palavras-chave: História da física, princípio da inércia, revolução científica.

INTRODUÇÃO:

Fazendo referência à história, vemos que a busca para a compreensão do movimento nasce de especulações filosóficas na Grécia, antes mesmo da física Aristotélica. Entretanto, é na física Aristotélica que encontramos uma maior discussão na tentativa de explicar o movimento. A proposta de um novo modelo de mundo heliocêntrico revolucionaria a física existente , deixando os cientistas diante de questões desse tipo :

Por que uma pedra arremessada para cima volta ás mãos sendo que, segundo o modelo heliocêntrico, a Terra está em movimento?

Ao responder tal questão Galileu deixa indícios à construção do princípio da inércia.

Princípio do desenvolvimento do conceito da inércia

Partindo da física Aristotélica, o conceito de movimento estava ligado a existência de uma ação motora, no caso do movimento violento. A evolução desse conceito percorreu um longo caminho, passando pela teoria do impetus até a concepção da possibilidade da existência de movimento sem a presença de força motora. Posteriormente as contribuições de Galileu (1564-1642) e outros pensadores, construíram oque se pode dizer um cenário perfeito para Issac Newton (1642-1727) formular o seguinte enunciado: “Todo corpo continua em seu estado de repouso ou de movimento uniforme em linha reta a menos que seja forçado a mudar aquele estado por forças imprimidas sobre ele.” Esse enunciado ficou conhecido por princípio da inércia ou primeira lei de Newton. Observando os corpos a nossa

Relacionados

  • 193675500213
    6841 palavras | 28 páginas