192174290116

729 palavras 3 páginas
O PAPEL DO PROFESSOR DIANTE AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

Valeria Aparecida Jovaneli Batista1

JUSTIFICATIVA As dificuldades de aprendizagem tem sido um dos grandes problemas da educação brasileira, ela não e tratada como prioridade, os alunos concluem os estudos quase sem nenhum conhecimento, não são todos professores que conseguem cumprir com competência e habilidade sua função de formar indivíduos críticos, desafiadores e independentes.
Cada aluno apresenta uma forma de aprender, uma maneira particular para adquirir conhecimento, criar e organizar o saber. Cabe aos professores detectar e conhecer as dificuldades e através delas buscar métodos onde consigam passar com mais facilidade o conteúdo para os alunos que as possui. Melhorar a qualidade da educação exige a melhora dos processos de aprendizagem que ocorre no ambiente escolar, requer aplicação de mudança no que se ensina, em especial na forma em que se ensina.
Luckesi (apud NUNES; MACHADO, 2010), afirma que “O erro é manifestação de um conhecimento não aprendido, mas que precisa de atenção para que possa ocorrer o avanço na aprendizagem do aluno e se o professor compreende este desvio, possibilitará a sua correção e automaticamente uma boa aprendizagem”. É errando que pode se aprender o correto, apartir do momento que o professor percebe o erro, mostrará o correto ao aluno para que ele o fixe, sem que haja punição, constrangimentos, possibilitando uma boa aprendizagem.
As dificuldades de aprendizagem podem estar relacionadas tanto a aspectos naturais como secundários, podem ocorrer mudanças através de recursos ou de ajustes ambientais. As decorrentes de aspectos secundários são causadas por alterações estruturais, mentais, emocionais ou neurológicas, que refletem nos processos de aquisição, construção e desenvolvimento das funções cognitivas. As dificuldades de aprendizagem mais frequente são: Dislexia, Disortográfica e Discalculia.
Por sua vez, o professor deve observar o aluno e

Relacionados