186434570205

1333 palavras 6 páginas
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8 1 INTRODUÇÃO
Neste portfólio explanaremos sobre uma questão muito importante que é a política social voltada para o idoso. Está é uma questão que vem recebendo uma atenção especial por parte de toda a sociedade. O Brasil é um pais em que o aumento da população de idosos vem crescendo num ritmo acelerado, teremos nos próximos anos uma população predominantemente de pessoas com idade acima de sessenta anos e é natural que tenhamos uma atenção toda especial para esse acontecimento.
Os legisladores e governantes, em especial, têm se ocupado em criar leis e projetos que incluam e protejam esses grupos de pessoas. As políticas sociais no Brasil, fruto de um estudo sério e profundo tem se revelado como extremamente modernas, amparando em especial a parte mais frágil deste grupo que é a mulher.

2 DESENVOLVIMENTO
Até bem pouco tempo atrás as ações governamentais com a finalidade de garantir direitos e condições dignas de vida, ou, pelo menos, as necessidades básicas, denominadas de políticas sociais, não chegaram a ocupar o destaque ou a importância esperada, como também ocorreu com a política social do idoso, que enfrentou varias lutas ate hoje para ter seus direitos garantidos.
O processo do envelhecimento, no Brasil, foi visto de diversas maneiras. No inicio, como se vivia em média até os cinqüenta e um anos, os idosos eram tidos como um gasto para esfera social, pois nesta época quando se pensava em idoso logo surgia a palavra saúde ou, neste caso, a falta dela, este processo de danos biológicos e sociais, traz grande vulnerabilidade diferenciada. Mas com o passar do tempo o processo de envelhecimento passa a ser tratado como um acontecimento normal ao qual é irreversível e inevitável.
Hoje em dia se vive em média setenta e três anos, e a necessidade de se viver melhor vem se tornando um dever garantido em leis. O numero de idosos no Brasil teve um aumento significativo.

Relacionados