175438320230

397 palavras 2 páginas
HISTÓRIA

Em meados dos anos 80, o fundador da cachaça Vale Verde, o empresário criador da cerveja Kaiser, Luiz Otávio Pôssas Gonçalves, buscou na Europa técnicas para aprimorar fermentação e destilação, assimilando tecnologias usadas na fabricação de uisques finos. Em 1985, nasce então a Cachaça Vale Verde Extra Premium, envelhecida por 3 anos, seguindo modelo internacional de produção de destilados.

A cachaça Vale Verde é envelhecida nos tonéis de carvalho europeu. Os barris recebem o selo do Ministério da Agricultura e são lacrados para envelhecimento por 3 anos, sendo liberada para comercialização apenas após esse período. Mais de dois mil barris estão hoje armazenados num galpão de mais de 100 metros de comprimento, mantidos sob temperatura e umidade controladas por um sistema interno de circulação de água. O proceso de produção da Vale Verde foi o primeiro a ser reconhecido pela Ampaq (Associação Mineira dos Produtores de Cachaça de Qualidade) e hoje possui certificação voluntária do INMETRo, órgão de reconhecimento internacional. Para completar, os alambiques da Vale Verde estimular a gestão ambiental, exercendo práticas sustentáveis em todo o processo de produção.

É produzida na fazenda Vale Verde que, além de engenho de cachaça, é também um parque ecológico, com visitas guiadas onde se podem conhecer os "segredos" da produção. Segundo os produtores, suas técnicas de fermentação e destilação foram baseadas naquelas praticadas na Europa para fabricação de whiskies.

ORIGEM DO NOME

Vale Verde é o nome da fazenda onde essa cachaça é produzida.

PRÊMIOS

2° lugar no Ranking da Playboy 2011
Medalha Ouro - Prêmio Cachaça Masters 2010 da Revista inglesa The Spirit Business (Categoria Envelhecida - Vale Verde Extra Premium, envelhecida 3 anos; Categoria Não Envelhecida - Minha Deusa)
3º lugar no Ranking da VEJA 2010 (ed. 2152)
2º lugar no Ranking da Playboy 2009.
1º lugar no Ranking da Playboy 2007.
Melhor rótulo da América Latina - Prêmio

Relacionados