154347500370
615 palavras
3 páginas
PROPRIEDADE: é uma peculiaridade do material em termos do tipo e da intensidade da resposta a um estímulo específico que lhe é imposto. As definições das propriedades são feitas de maneira independente da forma e do tamanho do material. As propriedades importantes dos materiais sólidos podem ser agrupadas em seis categorias diferentes: MECÂNICA: relaciona deformação com uma carga ou força aplicada; ELÉTRICA: o estímulo é um campo elétrico; TÉRMICA: capacidade calorífica e condutividade térmica; MAGNÉTICA: demonstram a resposta de um material à aplicação de um campo magnético; ÓTICA: o estímulo é a radiação eletromagnética ou a luminosa; DETERIORATIVA: indica a reatividade química dos materiais.A estrutura de um material irá depender da maneira como ele é processado e o desempenho de um material será uma função das suas propriedades.
PROCESSAMENTO => ESTRUTURA => PROPRIEDADES => DESEMPENHO
Em relação a escolha do material
Um problema de materiais consiste na seleção do material correto. Existem vários critérios nos quais a decisão final está normalmente baseada. Em primeiro lugar, as condições de serviço devem ser caracterizadas, uma vez que estas irão ditar as propriedades exigidas do material. Uma segunda consideração de seleção é qualquer deterioração das propriedades dos materiais que possa ocorrer durante a operação em serviço. Por fim, provavelmente a consideração dominante está relacionada aos fatores econômicos.
Capitulo 1
O desenvolvimento e o avanço das sociedades estiveram intimamente ligados às habilidades dos seus membros de produzir e manipular materiais para atender às suas necessidades. Além disso, foram sendo descobertas também que as propriedades dos materiais podem ser alteradas através de tratamentos térmicos e adição de outras substâncias.
Com o advento do microscópio eletrônico em 1960, surge então uma ampla gama de materiais, classificados de maneira geral em 3 grandes grupo: metais, polímeros, cerâmicos.