154234030167
CURSO DE DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
SENAC - PÓLO ACLIMAÇÃO/SP
O presente trabalho consiste em analisar como as políticas públicas para a educação têm acompanhado e diversificado para entender as contradições e pluralidade da sociedade brasileira.
Segundo Schwartzman a barreira da educação, é possivelmente o maior obstáculo que separa o Brasil de hoje, com seus problemas ainda persistentes de desigualdades sociais, subemprego e marginalização social, de um país economicamente mais maduro, com maior igualdade de oportunidades, de rendas e maior estabilidade e integração social
(Schwartzman, pg. 30, 2010).
Em nosso momento atual, é importante lançar um olhar prudente sobre a diversidade e complexidade com que a humanidade se manifesta. Liberdade de expressão em seus diversos espaços, maneiras de ser, viver e sentir, inclusive no que diz respeito as manifestações da vida social do mundo de hoje, que tomaram ruas, avenidas e rodovias de todo o Brasil.
Das várias reivindicações destacamos aqui por melhorias na infraestruturas das escolas, nos níveis de aprendizagem e na valorização dos educadores. Mesmo sabendo que o setor público do Brasil, dedica um quantia significativa de recursos à educação, os problemas existentes são públicos e se divide nas esferas municipais, estaduais e federal.
Nas palavras da presidente Dilma Roussef durante o discurso de posse, em 1º de janeiro de 2011, declarou que instituiria o ProUni (Programa de Universidade para todos) ao ensino médio técnico, como solução para expandir o ensino técnico aos jovens estudantes brasileiros para uma melhor preparação:
“Mas só existirá ensino de qualidade se o professor e a professora forem tratados como as verdadeiras autoridades da educação, com formação continuada, remuneração adequada e sólido compromisso com a educação das crianças e jovens.
Somente com avanço na qualidade de ensino poderemos formar jovens preparados, de fato, para nos