15101251481
497 palavras
2 páginas
A experiência da educação musical A EMEFE, fazendo parte de seu componente curricular a aula de musica. Uma das principais características da atuação docente do licenciado em Pedagogia é o conjunto de áreas de conhecimento que são trabalhadas no cotidiano dos espaços escolares, fazendo parte desta multiplicidade um profissional que seja capacitado para ensinar a Língua Portuguesa a matemática, ciências, historia, artes, geografia e educação física, musica.
Na perspectiva da legislação brasileira, a atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (BRASIL, 1996)vi , assegura que “O ensino da arte constituirá componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos”. Em 2008, esse artigo foi acrescido do seguinte parágrafo 6o: “A música deverá ser conteúdo obrigatório, mas não exclusivo, do componente curricular de que trata o § 2o deste artigo”.
“Gardner (1994), a formação do ser humano só se torna completa se todas as inteligências são estimuladas como um todo, sendo assim, a Música é uma das inteligências que precisa ser estimulada desde a primeira infância, compreendendo a formação humana integral”.
As experiências, que narramos a seguir, são frutos o resultado de um trabalho dirigido no período de 2013, e na interação do profissional da musica com a cuidadora, e no acreditar que todos, somos capazes.
O relato transcorre em etapas do desenvolvimento de uma criança ditas normais e as com necessidades especiais.
A maior dificuldade foi elaborar uma aula que atendesse a todos os educandos da mesma forma e dentro das necessidades específicas e individuais.
O desenvolvimento do projeto teve, como ponto principal, o olhar para as crianças como um todo e verificar o que poderia ser feito e/ou melhorado, voltado a inclusão escolar dos educandos, procurando atividades que agregassem a participação de todos e também auxiliassem na construção do aprendizado.
O objetivo principal