14555666

3602 palavras 15 páginas
Introdução:
Este trabalho tem como finalidade abordar as diferenças culturais que existe em cada lugar e as desigualdades sociais, destacando as culturas nas favelas, onde a comunidade destaca a cultura.
Com base no filme “Tropa de Elite” abordando a cultura vivenciada da vida de quem mora na periferia, o mundo do tráfico, violências e a corrupção, onde e evidentemente debatido no filme.
No filme, existem cidadãos que lutam por combate ao tráfico e a violência, é por uma sociedade justa. Por exemplo, o Capitão Nascimento do BOPE (Batalhão de Operações Especiais), relata a vida dura dos policiais e o sistema na cidade, tentando combater o tráfico naquelas periferias.

Cultura e as Manifestações no Filme Tropa de Elite
O termo cultura deriva do verbo latim colore, que foi originalmente empregado para o cultivo ou cuidado com plantas. Analogicamente, o termo foi ampliado para diversos tipos de cuidados, vindo de encontro ao uso atual por se associar ao cuidado com o culto. Dessa forma, diz que, até o final do século XVIII, cultura relacionava-se a tudo que estivesse ligado aos interesses humanos, quer fosse material ou simbólico; sendo que para a manutenção desse cuidado eram necessárias a conservação da memória e a transmissão de como deveria ser o cuidado. Daí surgiu o vínculo atual da cultura com a educação e ao cultivo do espírito as leis, os valores, as crenças, as práticas e instituições.
A cultura de uma sociedade está relacionada a todos os hábitos, costumes e conhecimentos passados ao longo das gerações, significando aquilo que identifica tal povo, assim perceberam que todo indivíduo é dotado de cultura, não sendo uns mais cultos que os outros, e não havendo nenhum ser humano inculto. Confusões a cerca das definições de cultura é que propiciam esse diálogo de que existem indivíduos que são desprovidos de cultura por quaisquer que sejam os motivos.
O artigo 216 da Constituição da República Federativa do Brasil

Relacionados