144683
PARA APRENDIZAGEM ATIVA EM ENGENHARIA BIOMÉDICA
Flavia de Cássia Martins Ribeiro – flaviaribeiro_27@yahoo.com.br
Kamilla Paixão Castro – kamillapcastro@gmail.com
Tiago Gabriel Gomes Santos – tiagogags@gmail.com
Jaqueline Rodrigues de Oliveira – jackyoliveira@hotmail.com
Adonis Ferreira Raiol Leal – adonisleal1@gmail.com
Universidade Federal do Pará, ITEC/FEE, Engenharia Biomédica
Rua Augusto Corrêa, nº 01, Cidade Universitária Prof. José da Silveira Neto, Guamá
CEP 66075-110 - Belém – Pará
Resumo: Gerar competências em Engenharia tem sido um desafio intenso frente as novas necessidades do mercado de trabalho brasileiro e mundial, o que tem levado a muitos debates sobre a melhor escolha de estratégias para desenvolver habilidades nos graduandos.
Uma delas é a aprendizagem baseada em problemas. Para isso, este trabalho propõe o desenvolvimento de um projeto didático de regulador de temperatura de incubadora. De posse deste dispositivo, almeja-se a introdução a diversos conceitos de disciplinas presentes no currículo do 1º ano de Engenharia Biomédica na UFPA, bem como como motivação e incentivo para o conhecimento e desenvolvimento de novas tecnologias.
Palavras-chave: Regulação de temperatura, Engenharia Biomédica, Aprendizagem ativa,
Arduino
1.
INTRODUÇÃO
Os Engenheiros executam atividades de fundamental importância no contexto social e econômico para o desenvolvimento de diversos setores produtivos. Os Engenheiros
Biomédicos, por exemplo, põem a tecnologia a serviço da saúde, participam ativamente no projeto, desenvolvimento, e utilização de materiais, dispositivos e técnicas para pesquisa clínica, assim como o diagnóstico e tratamento de pacientes. Assim muitos profissionais atuam como membros de equipes de fornecimento de serviços de saúde buscando novas soluções para os problemas de saúde que defrontam nossa sociedade (RAMIREZ, 2013).
Diante de tão importante atribuição, existe uma preocupação crescente em