141052210302
3584 palavras
15 páginas
CIÊNCIAS CONTÁBEISDISCIPLINAS:
MACAÉ, DE DE 2014
APRESENTAÇÃO
Resumo
Este trabalho tem por objetivo tratar da discussão conceitual existente em torno das relações entre os perfis psicológicos de empreendedores, o sucesso de empresas familiares e sua relevância econômica, defendendo, ao mesmo tempo, a sua permanência, porém redefinindo-a em função da racionalidade moderna de administrar, conhecida como processo de profissionalização. Buscou-se traçar, por meio de pesquisas realizadas diretamente com uma amostra de empreendedores bem-sucedidos, o formato organizacional-comportamental das empresas familiares existentes e identificaram-se as dificuldades frente aos processos econômicos globais atuais. Fica evidenciado, em linhas gerais, que os esforços empreendidos pelos fundadores para a continuidade do negócio nem sempre são compreendidos.
Os mitos existentes em torno desse tipo de empresa são muitos e não retratam a realidade. Dessa forma, procurou-se mostrar que as empresas familiares têm condições – estruturais e comportamentais – de se adaptarem às mudanças, quando são administradas por gestores com perfis favoráveis a essas mudanças. Nosso objetivo foi encontrar um perfil predominante nos empreendedores que obtiveram sucesso com a criação de suas empresas e, para tal, utilizamos o modelo MBTI com o intuito de identificarmos o tipo psicológico ideal para o sucesso de uma empresa familiar frente às dificuldades globais e principalmente quando houver a sucessão administrativa.
Palavras chave: Tipos psicológicos. MBTI. Empresas familiares. Sucesso.
1. Introdução
Neste artigo, pretende-se discutir aspectos que caracterizem e que relacionem os perfis psicológicos e as empresas familiares e, por meio de um esboço analítico e conceitual da teoria dos tipos psicológicos (MBTI), a fim de esclarecer as expressões comumente utilizadas para caracterizar