1402337661195
1843 palavras
8 páginas
SUMÁRIO1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO ........................................................................................4-10
3 CONCLUSÃO ........................................................................................................11
REFERÊNCIAS .........................................................................................................12
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo aperfeiçoar as práticas financeiras, proporcionando assim maior entendimento e esclarecimento através das ferramentas apresentadas para uma melhor gestão empresarial.
2 DESENVOLVIMENTO
Atualmente contamos com três formas de se adquirir um automóvel em prestações. Em geral, a aquisição parcelada de veículos ocorre via Crédito Direto ao Consumidor, o chamado CDC, além das operações de leasing ou pelos tradicionais consórcios.
Campeão entre os brasileiros, o CDC permite que o cliente se torne proprietário imediato do carro, desfrutando de um bem que será pago com sua renda futura. Quem banca o valor total do veículo é o banco. Existem diversas opções de prazos e entrada para o consumidor, inclusive com pagamento inicial zero. Embora as parcelas possam se estender por até 60 meses, o financiamento é fechado em uma média de três anos e meio. De qualquer forma, o veículo pode ser quitado a qualquer momento, independente da data acertada para o término do contrato.
Até que a dívida seja integralmente quitada, o automóvel permanece em nome do comprador, mas o documento trará registrado que ainda existe uma dívida a ser paga ao banco. Em caso de inadimplência, a instituição financeira pode entrar com uma ação de busca e apreensão para retomar o bem, já que a garantia para a concessão do empréstimo é o próprio carro. No entanto, há sempre a possibilidade de renegociar a dívida junto ao banco, esticando prazos, diminuindo o valor da prestação e, nos casos mais drásticos,