1367354901 ARTIGO REDE
12495 palavras
50 páginas
-1-Teorias de Rede - Introdução Conceitual e Elementos Organizativos
Euclides André Mance
IFIL - Instituto de Filosofia da Libertação
Solidarius Brasil
Introdução
Este texto é composto por duas partes. A primeira é dedicada a uma introdução conceitual às teorias de rede e a alguns exemplos de sua aplicação. E a segunda à apresentação de elementos sobre como organizar redes colaborativas solidárias. Ele foi elaborado como memória de duas apresentações que realizamos na Rede Escola de Governo do Rio Grande do Sul, para públicos distintos, no período de 27 a 29 de junho de 2012.
Tendo em vista a limitação de tempo para as apresentações, os conteúdos foram restringidos na ocasião, de modo a permitir uma compreensão global de alguns aspectos e o aprofundamento de outros. Na primeira parte fizemos uma rápida e cronológica retrospectiva do emprego da noção de rede nas ciências humanas, incluindo também algumas referências de sua aplicação na matemática e na informática. Inserimos igualmente algumas passagens relacionadas à teoria dos grafos, dado o seu emprego na análise e representação matemática de fenômenos de rede em parte expressiva da literatura sobre redes sociais. Não recuperamos, entretanto, elementos provenientes da ecologia, da termodinâmica, da teoria sistêmica da complexidade ou de outras abordagens que analisamos no livro Redes de Colaboração Solidária (Mance, 2002), pois, do contrário, gastaríamos todo o tempo da exposição nesse retrospecto que não era o objeto principal da exposição. Por isso fizemos apenas uma recuperação parcial e intencionalmente limitada aos propósitos da reflexão.
Na sequência realizamos uma síntese dos principais elementos recuperados e apresentamos, com mais de detalhes, três diferentes abordagens em que a categoria de redes é elemento central nos campos da psicologia, da sociologia e da economia solidária.
Na segunda parte, após revisitar algumas reflexões de Paulo Freire, destacamos, de modo bastantes sucinto, alguns aspectos