132210890540

583 palavras 3 páginas
resumo sobre:
Sistema Imunológico – Imunidade contra bactérias

Quando uma infecção bacteriana ocorre, o sistema imunológico produz uma enorme gama de anticorpos. Essas proteínas têm uma região variável, feita sob medida para cada invasor, chamada de domínio Fab (Fragment antigen binding), e uma outra região constante, o domínio Fc (Fragment crystallizable), que corresponde à “chave” para as células de defesa, ou células assassinas naturais (Natural killer cells), caso dos macrófagos.

O anticorpo faz a “ponte”, levando o invasor até o seu destino final e fatal. Os macrófagos têm a “fechadura” que reconhece a “chave” Fc dos anticorpos, que são receptores de membrana, chamados FcR. Quando o anticorpo se liga ao receptor dos macrófagos, ocorre a liberação de sinais intracelulares que desencadeiam pelo menos dois tipos de reação. A primeira reação é a fagocitose, ou seja, os macrófagos “engolem” a bactéria invasora, e a segunda reação é a digestão por enzimas e toxinas matando a bactéria invasora.
Assista o vídeo da animação que mostra como os anticorpos e os macrófagos destroem os agentes nocivos.

A animação começa mostrando hemacias e leucócitos normais fluindo através da corrente sanguínea. Em seguida, um único patógeno aparece lentamente movendo-se para o seu destino na superfície de um leucócito. As extensões tubulares do agente patogênico são proteínas de superfície que os patogenos utilizam para ligar-se às proteínas de superfície correspondentes de um leucócito. A animação continua com mais patógenos ligando-se ao leucócito, tornando-a ineficaz. A ação do sistema imunológico é feita com anticorpos em forma de Y (figura) que começam a atacar o agente patogênico fazendo a ligação nas suas proteínas de superfície que os agentes patogênicos utilizam para ancorar no leucócito. Os anticorpos acabam por bloquear completamente o patógeno para em seguir o macrófago, aparece na tela para engolir e digerir o patógeno.

Algumas interleucinas estimulam

Relacionados