13004 60876 1 PB
2144 palavras
9 páginas
ORLANDI, Eni Puccinelli. Análise deDiscurso: princípios & procedimentos. 8. ed.
Campinas: Pontes, 2009. 100p.
Anselmo Peres ALÓS*
Nascido de um pedido de alunos (e editores) recebido por Eni Orlandi, a proposta inicial deste livro era a de funcionar como uma obra introdutória.
Com o passar dos anos, entretanto, o livro, agora em sua oitava edição, tornou-se uma referência para os estudos do discurso. Entretanto, como a autora deixa claro no prefácio (p. 9), ela optou por explorar pontos variados na constituição do campo epistemológico da Análise de Discurso (AD).
Para dar conta desses pontos, Orlandi divide seu livro em quatro capítulos, nos quais expõe conceitos e noções do dispositivo teórico da AD.
No primeiro capítulo, intitulado “O discurso”, a autora faz um rápido histórico do nascimento da AD. Mostrando as preocupações da linguística
(que se preocupa em estudar a língua como uma estrutura abstrata) e da gramática (que, por sua vez, pensa a língua como um sistema fechado de regras formais), Orlandi vai desde as primeiras páginas de seu trabalho apontar o diferencial presente no dispositivo teórico da AD: o trabalho com a categoria discurso, que ela define como “palavra em movimento, prática de linguagem” (p. 15). Em outras palavras, a AD não vai se ocupar do sentido do texto, ou do sentido do discurso, mas sim dos modos e das dinâmicas do texto e do discurso por ocasião da produção de sentidos ao longo do fio da história.
Para isso, a autora não pensa a língua como um sistema abstrato e formal, nem o sujeito como a fonte dos sentidos. Os sentidos não são produzidos pelo sujeito, mas sim em outro lugar, anterior e externo a ele.
* Doutorado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007).
Atualmente é Professor Adjunto I na Universidade Federal de Santa Maria. Contato: anselmoperesalos@yahoo.com.br. SIGNUM: Estud. Ling., Londrina, n. 15/3 (esp), p. 389-394, dez. 2012
389
Ou ainda, como afirma a autora, a AD trabalha “refletindo sobre a