12983746
721 palavras
3 páginas
BandeirantesEntradas e Bandeiras:
As entradas e bandeiras foram expedições de desbravamento territorial,que ocorreram no Brasil Colônia entre os séculos XVII e XVIII.
Diferenças entre Entradas e Bandeiras:
As Entradas eram expedições oficiais (organizadas pelo governo) que saiam do litoral em direção ao interior do Brasil. Elas tinham como objetivo principal, fazer o mapeamento do território brasileiro, principalmente na região do interior.Estas informações eram mandadas a Portugal,com intuito de aumentar o conhecimento e viabilizar a colonização no interior do Brasil.Também atuavam no combate aos grupos indígenas que ofereciam resistência aos colonizadores.As Entradas eram composta na sua maioria por soldados portugueses e brasileiros (a serviço da província)
Já as Bandeiras eram expedições organizadas e financiadas por particulares, principalmente paulistas. Partiam de São Paulo e São Vicente principalmente, rumo as regiões centro-oeste e sul do Brasil.Elas tinham como objetivo principal descobrir minas de ouro,prata e pedras preciosas.As Bandeiras atacavam missões jesuíticas,capturando índios que seriam comercializados como escravos. Elas eram lideradas por paulistas chamados de bandeirante e tinham em sua composição familiares ,agregados ,brancos,pobres e malelucos.
A guerra justa:
Nas Terras de Vera Cruz , o conceito de guerra justa será empregado para justificar a captura, aprisionamento e escravização dos indígenas, sobretudo durante a ocupação da Amazônia desde o séc. XVI ao XVII. A conceção de guerra justa obedeceu à uma “ideologia expansionista”, os critérios variaram, assim como variou a legislação – em permanente tensão entre o que ditava a Metrópole e o que era praticado na América Portuguesa – ora adotando critérios que, desde que modificados, poderiam anular os resultados de uma missão de resgate anterior.
No quadro das justificativas, essencialmente se considerava justa uma guerra que fosse declarada