125436651224

6512 palavras 27 páginas
NABOR ALVES MONTEIRO
FÁBIO FONSECA

2011

MATEMÁTICA FINANCEIRA
RESUMOS E EXERCÍCIOS

INTRODUÇÃO

A Matemática Financeira compreende um conjunto de técnicas e formulações extraídas da matemática, com o objetivo de resolver problemas relacionados às Finanças de modo geral, e que, basicamente, constituem no estudo do valor do dinheiro no tempo.

1 – O que é Matemática Financeira?

Ao fazermos esta pergunta para qualquer pessoa, podemos obter vários tipos de respostas como: a matemática que calcula as minhas prestações; a matemática que cuida do meu dinheiro no banco ou a matemática que auxilia para cálculos de descontos ou aumentos entre outras coisas.

Se juntarmos todas estas idéias, podemos perceber que a Matemática Financeira cuida do dinheiro no tempo, ou seja, ela pode atualizar ou desatualizar o dinheiro. Isto significa que, o dinheiro pode ser corrigido de forma a ser aumentado (atualizado) ou descontado (desatualizado).

1.1 – O dinheiro no tempo.

Acabamos de ver que o dinheiro sofre mudanças temporais. Quando uma pessoa (física ou jurídica) pede dinheiro emprestado (devedor) a outro (credor) para ser devolvido depois de certo tempo, o dinheiro emprestado hoje será igual ou maior que o dinheiro a ser pago ao credor depois de certo tempo?

Será maior, pois acompanhe o nosso raciocínio: este dinheiro que o credor emprestou poderia estar sendo empregado em alguma outra situação ou investido em algum produto financeiro que de alguma forma iria retornar benefícios. Como este dinheiro foi disponibilizado ao devedor, o seu retorno tem que ser maior que aquele dinheiro emprestado algum tempo atrás para compensar o credor daquilo que ele poderia ter realizado.

Com esta situação, vemos que o valor do dinheiro hoje é diferente depois de certo tempo seja ele em dia, em mês, em ano, em bimestre, em semestre e etc). Assim surge a primeira grande regra da matemática financeira:

NUNCA

Relacionados