1234567891425

1340 palavras 6 páginas
Faculdade Internacional de Curitiba

Edna Garcia de Lima RU-1095659

Turma 2014/07

Portfólio

Didática e Libras

Trabalho Apresentado à Disciplina de Portfólio

Fundamentos da Educação Fase II

Tutor – Geferson Zeferino

Centro Associado Itapeva

Itapeva- SP
2014

O 1º ‘Encontro Nacional de Didática’ é realizado em 1972, momento histórico caracterizado pelo esforço do estado em racionalizar o processo produtivo, visando à retomada do crescimento econômico e do desenvolvimento industrial. Nesse período discute-se a necessidade de formar um professor tecnicamente competente e comprometido com o programa político e econômico do País. Já o 1º seminário “A Didática “em Questão” realizada em 1982, configura-se pela abertura política e pelo acirramento das lutas de classe no País. A preocupação girava em torno da formação de um professor politicamente comprometido com a transformação social.
No 1º ‘Encontro de Professores da Didática’ (1972), a educação passa a ser vista como fator de desenvolvimento e, portanto, investimento individual e social. A orientação para o modelo educacional que vai fundamentar as reformas em todos os níveis de ensino (1ª, 2ª a 3ª graus) centra-se na racionalização, na eficiência na eficácia do processo. Ocorre uma separação normativa separando planejamento e execução. O professor passa a ser estimulado individualmente com gratificações e é controlado por gestores, os quais lhes transmitem ordens numa relação unilateral, de cima para baixo.
A formação do professor passa a ser feita por meio de treinamentos, nos quais são transmitidos os instrumentos técnicos necessários à aplicação do conhecimento cientifico fundado na qualidade dos produtos, na eficiência e na eficácia. O professor competente corresponde a um bom executor de tarefas, observando sua posição no interior da organização do trabalho na escola. O planejamento cuidadoso das tarefas que deverão ser executados pelos

Relacionados