123456789
O golpe de estado novo foi dado pelo então presidente Getúlio Vargas, com apoio de militares. A nova constituição tornou-se publica perdendo as característica das varias conquista da constituição de 1934.
Getúlio Vargas determinou o fechamento do Congresso Nacional e impôs uma nova constituição antidemocrática, que lhe conferia o controle total do poder executivo e legislativo e permitia nomear interventores nos estados, aos quais, Getúlio deu ampla autonomia na tomada de decisões.
Esta Constituição de 1937 tinha o apelido de "Polaca", (denominação usada para mostrar que a Constituição Brasileira foi amplamente influenciada pela Constituição autoritária da Polônia).
O estado novo promovia a censura contra aos meios de comunicações como rádios, revistas, jornais e ate mesmo as manifestações artística por exemplo teatro, cinema e musicas. Houve perseguições e prisões de opositores e inimigos políticos. O governo criou o DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda) para promover e divulgar as realizações do governo.
Vargas controlava os sindicatos reprimia as manifestações politicas e sócias como protestos, greves e passeatas.
Getúlio Vargas foi considerado o pai dos pobres por criar a CLT em 1943 garantindo vários direito dos trabalhadores, criou a justiça do trabalho, a carteira de trabalho, salario mínimo descanso semanal renumerado, jornada de trabalho de oito horas e regulamentação do trabalho feminino de menores de idade. Porem o estado novo significou a falta de democracia, censura e aplicação de um regime de caráter ditador.
Considerações finais
No período de 1935 a 1945 foi o tempo que durou o governo de Getúlio Vagas, e através desse período foi marcado por grandes feitos, porem foi um governo de muitas represarias.
O Estado Novo foi um percurso autoritário. Foi formado por um golpe de Estado que garantiu a continuidade de Getúlio Vargas à frente do governo por uma década, tendo o apoio de autoridades