123456789
Introdução (ESFREGAÇO SANGUINEO)
Dois tipos de esfregaços sanguíneos são usados: os delgados e os espessos. Entretanto, a combinação de ambos em uma mesma lamina de microscopia pode oferecer melhores resultados. essas preparações são indicadas para o estudo e diagnósticos das hemoparasitoses.Todos os esfregaços sanguineos devem ser corados imediatamente após a secagem .Armazenamentos prolongados podem causar erros de coloração.As lãminas deverão estar quimicamente limpas,para assegurar uniforme preparação dos esfregaços e permitir sua adesão a lâmina.Antes do uso,as laminas velhas deverão ser lavadas com detergente e depois em álcool etílico 70%,enquanto as laminas novas,somente em álcool etílico a 70%.
Esfregaços sanguineos delgados
Os esfregaços sanguineos delgados são geralmente empregados para o estudo das hemácias,a contagem diferencial dos leucócitos e para o diagnostico e o estudo diferencial dos distintos estágios das espécies de plasmodium,quando a densidade dos parasitos for alta,entretanto,esses esfregaços não apresentam bons resultados quando a densidade dos parasitos da malaria é baixa.
Os esfregaços delgados poderão ser preparados com sangue colhido com ácido etilenodiaminotetracetico(EDTA).
Esfregaços Sanguneos Espessos (Gota Espessa)
Os esfregaços espessos são preparações sanguineas que usam quantidades relativamente grandes de sangue em pequena área,a qual é desemoglobinada para oferecer melhores resultados ao exame microscópico.
Coloração
Uma variedade de corantes e métodos de coloração é indicada para a coloração e identificação dos hemoparasitas.Alguns procedimentos apresentam o fixador combinado com o corante(coloração de Wright) em outroa,o fixador é realizada antes da coloração(coloração de Giemsa).Os métodos de coloração mais difundidos são os de Leishman,Wright,Field,Giemsa,JSB e Shute.
A