123456789
História 2º Período.
Docente. Cláudia Soares Della Fonte.
Discente. Mário Azevedo Araújo Júnior.
BAUMAN, Zygmunt. A moralidade na perspectiva moderna e pós-moderna. in: Ética pós – moderna São Paulo: Paulus, 1997. P. 5-21 P.5- A MORALIDADE NA PERSPECTIVA MODERNA E PÓS-MODERNA “(...) Um mundo pós - moderno, se confrontam com lutas por resolver e lutam por resolver – novos problemas desconhecidos de gerações passadas ou não percebidos por elas , assim como a nova forma que tornaram agora velhos problemas , situando inteiramente o passado.”
P. 6- “(...) Chegou associar – se com a noção de pós – moderna da moralidade e muitíssima vezes a celebração da morte do ético ”, da substituição da ética pela estética.
P. 7- “ Lipovetsky diz: o erro gêmeo de representar o tópico da investigação como um recurso investigativo, o que se deve explicar e como explica (...) se a descrição de Lipovetsky está correta nós nos confrontamos hoje como uma vida social liberada de preocupações morais, o puro, um intercurso social descasado de obrigação e direito, a tarefa do sociólogo e mostra como veio a suceder que regulamente moral tenha sido descarregada no arsenal de armas outrora desenvolvido nas lutas de auto – reprodutivas da sociedade.
P. 7- P.8 “(...) A modernidade tem a estranha capacidade de frustrar a auto- análise, ela embrulhou os mecanismo de auto reprodução com um véu de ilusão sem o qual esse mecanismo não podia funcionar adequadamente, a modernidade devia propor alvos que não podia atingir para atingir o que podia atingir. A perspectiva pós – moderna á qual se refere esse estudo, significa sobre tudo o rasgamento da mascara das ilusões, reconhecimento de certas pretensões como falsas certos objetivos inatingíveis, e nem Por isso mesmo desejáveis. “.
“(...) Os grandes temas da ética como direitos humanos justiça social, equilíbrio entre as cooperações pacifica e a auto afirmação pessoal, sincronização da conduta