1234567766

428 palavras 2 páginas
O CENTRO HISTÓRICO DE PORTO ALEGRE
O Centro Histórico de Porto Alegre é delimitado pelas avenidas Loureiro da Silva e Borges de Medeiros e também pelo Cais do Porto, caracteriza-se por apresentar uma enorme diversidade em sua fisionomia, fruto da convivência entre estilos arquitetônicos distintos, pela forte presença da interface com o Rio Guaíba e por abrigar lugares evocativos da história do Rio Grande do Sul. Na sua atual situação, é uma região predominantemente comercial, que recebe diversas pessoas de regiões diferentes todos os dias. Nos finais de semana por exemplo, quando os comércios fecham, a cidade fica completamente deserta. O centro dispõe também dos mais diversos serviços de entretenimento, muitos ligados a atividades histórico-culturais.

Porto Alegre preserva um forte aspecto cultural. Passeando pelas ruas históricas é possível ver diversos edifícios e pequenas construções antigas, de diferentes estilos e épocas, que se misturam na paisagem com as edificações novas.
Ele possui um aspecto muito positivo que são suas praças, que sofreram poucas modificações a partir das primeiras décadas do século XX, ao contrário de seu entorno e da cidade como um todo. A Praça da Matriz, por exemplo, embora, já tenha sofrido diversas modificações, como a destruição da igreja da Matriz, preserva até hoje a sua fisionomia histórica, possuindo diversos edifícios tombados e importantes da história Porto Alegrense ao seu redor.

Igualmente a essa, são diversas espalhadas por toda a região. Esses lugares geralmente são zonas de descanso para os passantes e apreciação em meio a paisagem urbana que pesa tanto aos olhos. Porém, muitas praças do Centro de Porto Alegre dificilmente são desfrutadas pela população, sendo local de permanência de muitos moradores de rua. Isso muitas vezes afasta as pessoas, receosas de assaltos.

Muitos destes lugares deveriam ser melhores planejados, como a usina do Gasômetro, por exemplo, que recebe diversas pessoas

Relacionados