1234552234
1010 palavras
5 páginas
Arq. Bras. Med. Vet. Zootec., v.57, n.6, p.820-824, 2005Produção de leite, leite residual e concentração hormonal de vacas Gir × Holandesa e
Holandesa em ordenha mecanizada exclusiva
[Milk yield, residual milk, oxytocin concentration and cortisol release in Holstein and
Gir × Holstein cows machine milked without stimulus from a calf]
M.A.F. Porcionato1, J.A. Negrão2, M.L.P. Lima3
1
Doutorando em Zootecnia – Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinária – UNESP
Via de Acesso Prof. Paulo Donato Castellane, s/n
14884-900 - Jaboticabal, SP
2
Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos - USP - Pirassununga, SP
3
Instituto de Zootecnia - Ribeirão Preto, SP
RESUMO
Avaliaram-se as concentrações de ocitocina e de cortisol e as produções de leite e de leite residual de três grupos genéticos de vacas: ½Gir×½Holandês (n=6, grupo genético F2), ¼Gir×¾Holandês (n=6, grupo genético F3) e Holandês (n=6, grupo genético H), ordenhadas mecanicamente e na ausência do bezerro. O grupo genético H produziu mais leite do que os grupos F2 e F3, e a concentração de ocitocina foi semelhante nos três grupos. O aumento de ocitocina durante a ordenha foi maior para os grupos H e F3 em relação ao grupo F2. O leite residual do grupo F2 foi maior do que o dos grupos genéticos F3 e H. O cortisol do grupo F2 foi maior do que o das vacas dos demais grupos genéticos. Vacas dos grupos F2 e F3 foram mais estressadas durante a ordenha do que vacas do grupo H, mas as dos dois grupos genéticos cruzados liberavam suficiente quantidade de ocitocina que permitiu a ejeção efetiva de leite.
Palavras-chave: bovino, ordenha mecânica, ejeção de leite, Gir × Holandesa
ABSTRACT
In a machine milking system in which calves were not present, oxytocin concentration (OT), cortisol release (CORT), milk yield and residual milk were evaluated for cows of three genetic groups:
½Gir×½Holstein (n=6, genetic group F2), ¼Gir×¾Holstein (n=6, genetic group F3) and Holstein (n=6,
genetic