12344654

3604 palavras 15 páginas
1. INTRODUÇÃO

Mediante um mercado cada vez mais competitivo as empresas perceberam a necessidade de criar métodos que análise, controle e avalie os seus processos produtivos, de tal forma, que estes colaborarem e permitam uma melhor utilização dos produtos e das atividades que permeiam a organização.
Através dos sistemas de custeio tornou-se possível averiguar as melhores alternativas para as empresas. Ele é responsável por relevar o impacto das variáveis no ambiente produtivo para que desta forma designe informações necessárias à condução de uma gestão de custos mais apropriada às condições operacionais e estratégicas da empresa e de seu core business.
O objetivo central da gestão de custos esta interpolado entre dar apoio à formulação e comunicação de estratégias, oferecer ações táticas e subsídios para o desenvolvimento e implementação de um sistema de controle gerencial mensurável para o monitoramento dos objetivos estratégicos estabelecidos pela organização tornando possível o aperfeiçoamento contínuo destas.

2. OBJETIVO

O objetivo central é utilizar as ferramentas teóricas e práticas da gestão de custos a fim de auxiliar os gestores na redução dos custos, na maximização dos recursos existentes e principalmente na tomada de decisão com intuito de tornar as atividades mais produtivas e elevar significativamente os resultados.

3. ANÁLISE DA ATIVIDADE

Segundo Martins (2008, p.93) “atividade é uma ação que utiliza recursos humanos, materiais, tecnológicos e financeiros para se produzirem bens ou serviços”.
Para averiguar os custos envolvidos nas atividades existem algumas ferramentas destinadas a este tipo de analise, tais como o Orçamento Baseado em Atividades (ABB), o Custeio ABC, e o Gerenciamento á Base da Atividade (ABM) que serem evidenciados a seguir.

3.1 Custeio ABC

Originário da década de 80, o activity based costing passou a oferecer as organizações uma visão muito mais clara e ampla de todo o

Relacionados