12125 31119 1 PB
4815 palavras
20 páginas
A Essência do Silogismo: Uma Abordagem VisualThe Essence of Syllogism: A Visual Approach
Frank Thomas Sautter
Departamento de Filosofia
Universidade Federal de Santa Maria ftsautter@gmail.com Resumo: A classificação de silogismos válidos em figuras e modos é criticada, assim como a demonstração por diagramas de Venn. Demonstração por uma nova e simplificada versão de diagramas de Venn é introduzida; essa versão lança luz sobre um procedimento de redução de silogismos imperfeitos a perfeitos conhecido como ecthesis.
Palavras-chave: Silogismo. Diagrama de Venn. Ecthesis. Formalização. Raciocínio visual. Distinção sujeito-predicado.
Abstract: Classification of valid syllogisms by figures and modes is reviewed, as well as proof by Venn diagrams. Proof by a new simplified version of Venn diagrams is introduced; this version sheds light on a reduction procedure of imperfect syllogisms to perfect ones, known as ecthesis.
Keywords: Syllogism. Venn diagram. Ecthesis. Formalization. Visual reasoning. Subject-predicate distinction.
1. Introdução
Refletindo, consegui adivinhar a razão daquele milagre: o olho tinha sido colocado pelo avesso. Compreendem? Colocado pelo avesso. Por isso apanhava os pensamentos, o bofe e o resto.
Histórias de Alexandre, de Graciliano Ramos.
O que podemos inferir do diagrama de Venn sem identificação dos termos, apresentado na Figura 1?
Figura 1. Diagrama de Venn sem identificação dos termos.
316
Cognitio, São Paulo, v. 11, n. 2, p. 316-332, jul./dez. 2010
A Essência do Silogismo
Podemos inferir a existência de uma premissa universal afirmativa relacionando os termos simbolizados pelo círculo no topo, denominemo-lo A, e pelo círculo na base à esquerda, denominemo-lo B; para sermos mais precisos, podemos inferir que todo B é A. Também podemos inferir a existência de uma premissa universal negativa relacionando os termos simbolizados pelo círculo no topo – o termo A – e pelo círculo na base à direita, denominemo-lo C; contudo, não podemos