121133910353
1147 palavras
5 páginas
PROJETO DE IMPERMEABILIZAÇÃO DA RESIDÊNCIA UNIFAMILIAR (CASO I)
1.QUARTOS E BANHEIROS COM INFILTRAÇÕES VISÍVEIS:
Constatou-se que as infiltrações são oriundas de um vazamento procedente da caixa d’água de concreto onde os tubos e conexões são de ferro com grande aparência de corrosões e como consequência ,ocasionou o aparecimento de manchas no interior das paredes dos quartos a uma altura de 50cm,devido a um processo denominado como ¨tensão superficial¨ que é caracterizado pela subida da umidade por ¨capilaridade¨ que, geralmente se estende em torno de mais ou menos 80 cm; com relação as manchas amareladas que, no forro de gesso do banheiro, não resta dúvida que também foi atingida pela umidade e, com a falta de ventilação adequada, a insolação, ocasionou o aparecimento dessas manchas e, se não forem tratadas, iniciará outros processos deteriorativos com aparecimento de mofos, eflorescência, etc.
1.1 SOLUÇÃO:
A princípio temos que atacar a raiz do problema que é a infiltração; pois, como 1ª opção, a substituição da caixa d’água de concreto por uma outra de polietileno por sua praticidade e leveza, dentre os mais variados tipos; como 2ª opção, a reparação da antiga cx. d’água de concreto, utilizando tipo de cimento modificado com polímeros-látex, acrescentado e aditivo impermeabilizante.
a)Substituir a tubulação de conexões de ferro por conexões de PVC-Soldável;
b) Quanto as manchas no interior dos quartos, retirar as partes afetadas até a uma altura de 60 cm e recapear com argamassa impermeável, depois pintar de preferência toda a parede.
2.PAREDES EXTERNAS: Devido o tempo de vida útil, as intempéries, condições em que foram feito os traços , aliado a falta de manutenção.
2.1 SOLUÇÃO: Substituí-la com argamassa impermeável podendo injetar produtos cristalizantes, com a finalidade de eliminar definitivamente o problema da umidade na alvenaria, baldramos e vigas, de modo a impedir a subida da umidade por capilaridade;
3.BANHEIRO: Deve substituir as