12/05/2012 00:18
Texto base: “Arquivos e Educação: a construção da memória educativa”
Amanda Roberta Daro
Curso: Pedagogia
Disciplina: História da Educação
Professora: Denise Braga
Sala: 314; Turno: Manhã.
Belo Horizonte
11/04/2012 – Uni – BH
Atividade 1 _ valor: 10 pontos.
A partir da leitura do texto base, responda as questões abaixo.
1. Justifique a importância dos arquivos escolares para a História da educação.
Os arquivos escolares possuem informações que possibilitam introduzir a uniformidade na analise realizada sobre os vários discursos que são produzidos pelos representantes educativos, professores, alunos, funcionários, autoridades locais e nacionais têm representações diversas relativamente à escola e expressam-nas de formas diversificadas. O arquivo, constituído o núcleo duro da informação sobre a escola, corresponde a um conjunto homogêneo e ocupa um lugar central e de referencia no universo das fontes de informação que podem ser utilizadas para reconstituir o itinerário da instituição escolar.
2. Quais tipos de materiais podem ser encontrados nos arquivos escolares podem se constituir como fonte de informações para as pesquisas em educação?
Os arquivos são constituídos por documentos, geralmente em suporte de papel, organizados em livros, dossiês e avulsos, produzidos pelos actores educativos e pela própria instituição, no âmbito das suas atividades e a um ritmo que podemos considerar quase quotidiano.
• Textos legais e documentos emanados do poder central;
• Estatísticas oficiais;
• Relatórios técnicos, elaborados por inspetores, reitores e diretores de escolas;
• Regulamentos, circulares, normas e outros textos gerados pela instituição escolar e de circulação interna, mas que também podem ser documentos que asseguram o fluxo de comunicação entre o