111784280400
1679 palavras
7 páginas
INSTITUTO CENECISTA DE ENSINO SUPERIOR DE SANTO ÂNGELO-IESAGRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
ACADÊMICAS: JÉSSICA PAVÃO LUANA CARDOSO NIRIANE MACHADO VANESSA MARTINS
NOÇÕES GERAIS DE HISTÓRIA DA FILOSOFIA
SANTO ÂNGELO, RS.
2013
JÉSSICA PAVÃO, LUANA CARDOSO, NIRIANE MACHADO E VANESSA MARTINS.
NOÇÕES GERAIS DE HISTÓRIA DA FILOSOFIA
Trabalho bimestral da disciplina de Filosofia, com o tema: Noções Gerais de História da Filosofia. Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo, curso de Ciências Contábeis, 2º sem/2013.
SANTO ÂNGELO, RS.
2013
1) Em que momento e a partir de que fatores, mito e religião cedem lugar à razão?
R: No momento em que surge a FILOSOFIA na Grécia Antiga, aos poucos a palavra mythos vai perdendo o sentido de explicação da realidade, dando lugar à razão, fundamentada na ciência. A alfabetização contribuiu para o surgimento do pensamento racional. Isto ocorreu depois que as pessoas passaram a não aceitar mais tudo que lhes era imposto e apresentado como verdade, e então começaram a procurar o verdadeiro significado dos fatos, com fundamentação na ciência.
2) Qual o significado da palavra Mito e sua representação no surgimento da Filosofia?
R: Mito definia-se pela explicação para a realidade que os gregos possuíam. Algumas pessoas. Algumas pessoas influenciavam as demais, impondo verdades que deveriam ser aceitas e seguidas, a respeito da origem, quase sempre das coisas da natureza, a fim de explicar os fatos ocorridos. Hoje a palavra mito define-se como lenda ou fábula. Outra palavra então toma seu lugar, a razão que se baseia na ciência e na lógica para explicar a realidade, pelo pensamento.
Por que o alfabeto e a escrita tiveram muita