11165789543

1132 palavras 5 páginas
CULTURA

O que vamos ver neste capítulo é a realidade de tudo que diz respeito ao ser humano, aquilo que ele dá importância-valor-muda no tempo e no espaço. Aquilo que era importante há duzentos anos para nós não ter importância nenhuma atualmente.

Conceito de cultura

Um primeiro problema que nos aparece ao definir cultura é a existência do uso popular da expressão para significar alguém com mais conteúdo de conhecimentos.Para o nosso estudo está definição não serve, pois consideramos cultura como algo intrínseco a todo ser humano. O indivíduo só é humano por possuir cultura, em contrapartida só encontramos a cultura junto aos seres humanos. Deste modo, resumidamente, podemos afirmar que todos os grupos humanos possuem cultura, e não podemos graduá-la como melhor ou pior.
Ao emitirmos um juízo de valor sobre determinada cultura estamos apresentando o ponto de vista de nossa própria cultura do que é certo ou errado, feio ou bonito, melhor ou pior.
É através da cultura que o homem adquire os conhecimentos necessários à sua sobrevivência física e social.
Todas as sociedades rurais ou urbanas, simples ou complexas possuem cultura. Cada cultura e cada sociedade têm a sua integridade própria, o seu próprio sistema de valores e seus costumes.
Em sentido científico não podemos distinguir graus de cultura, mais avançada, atrasada, melhor ou pior. Não faz nenhum sentido dizermos, por exemplo, que a cultura do homem branco é superior à do índio. São apenas diferentes, desenvolveram-se cada uma a seu modo, uma não é melhor, nem pior em relação à outra , e nem superior ou inferior.
A cultura de uam determinada sociedade pode diferir profundamente de outra , o que é sagrado para uma pode ser repugnante ou repulsivo para outra.
Para nós devemos compreender cultura do ponto de vista formulado por Edward B.Tylor em 1871, que afirmou que, “Cultura, é aquele todo complexo que inclui conhecimento crença, arte, moral, direito, costume e outras capacidades e hábitos

Relacionados